Monografias estimulam a pesquisa e conhecimento

Estimular a pesquisa e aprofundar o conhecimento na área de Administração Pública e Controle Externo são os principais objetivos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) ao realizar seu I Concurso de Monografias. De acordo com a procuradora-chefe do Ministério Público de Contas, Raïssa Rezende, “muitos estudantes estão mais preocupados com a área dos tribunais judiciários. O concurso vai estimular a pesquisa na área dos tribunais de contas, que é uma área multidisciplinar”.

A procuradora, que fará parte da Comissão Julgadora do Concurso, aconselha que os concorrentes busquem ser criativos e aprofundem pesquisas originais. Desta forma, as monografias poderão trazer contribuições reais ao trabalho realizado pelos órgãos de controle externo. “Sempre que se aprofunda algum estudo, chega-se a alguma conclusão. E é com as conclusões advindas dessas monografias que se poderá tirar algum proveito”, explica.

Foi o que pensou o recém-graduado em Administração, Rafael Pierote, ao decidir participar do Concurso de Monografias do TCE. Ele acredita que as idéias presentes nas monografias poderão ajudar a implementar melhorias no Tribunal. Além disso, Rafael vê no concurso uma forma de ganhar experiência na sua área de atuação profissional. “A área que escolhi foi a administração pública, e tenho em vista concursos na área dos Tribunais de Contas. O concurso será uma forma de aprofundar o conhecimento nessa área”, comenta.

Ao todo, o I Concurso de Monografias do Tribunal de Contas do Estado do Piauí oferecerá R$ 23.000 (vinte e três mil reais) em prêmios para as monografias vencedoras nas categorias “Profissionais” e “Universitários”. A entrega dos trabalhos poderá ser feita até o dia 20 de maio de 2014, na sede da Escola de Gestão e Controle do TCE, localizada no terceiro andar do prédio Anexo II do Tribunal. Para mais informações, acesse o regulamento (NOVO) completo no link: http://www.tce.pi.gov.br/site/diario-oficial?download=1317